VITAMINA D

Seis Efeitos colaterais pelo excesso da vitamina D

Seis Efeitos colaterais pelo excesso da vitamina D

A vitamina D é extremamente importante para uma boa saúde.

Como um hormônio, ele desempenha vários papéis em manter as células do seu corpo saudáveis e funcionando da maneira que deveria.

A maioria das pessoas não adquire suficiente vitamina D, então os suplementos são comuns.

No entanto, também é possível – embora raro – para esta vitamina  acumular e atingir níveis tóxicos no corpo.

Este artigo discute seis efeitos colaterais potenciais de obter quantidades excessivas desta vitamina importante.

A vitamina D está envolvida na absorção do cálcio, na função imune e na saúde do osso, músculo e coração. Ocorre naturalmente noVITAMINA Ds alimentos e também pode ser produzido pelo seu corpo quando a sua pele é exposta à luz solar.

No entanto, além de peixes gordos, existem alguns alimentos ricos em vitamina D . Além do mais, a maioria das pessoas não recebe exposição solar suficiente para produzir adequada vitamina D.

Devido a isso, a deficiência é muito comum. Na verdade, estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não recebem o suficiente desta vitamina.

Os suplementos são muito comuns, e tanto a vitamina D2 quanto vitamina D3 podem ser tomadas em forma de suplemento. A vitamina D3 é produzida em resposta à exposição ao sol e é encontrada em produtos animais, enquanto a vitamina D2 ocorre em plantas.

A vitamina D3 foi encontrada para aumentar os níveis sanguíneos significativamente mais do que D2. Estudos têm demonstrado que cada 100 IU adicionais de vitamina D3 que você consome por dia aumentará seus níveis de vitamina D do sangue em 1 ng / ml (2,5 nmol / l), em média.

No entanto, tomar doses extremamente elevadas de vitamina D3 por longos períodos de tempo pode levar a acúmulo excessivo no corpo.

A intoxicação por vitamina D ocorre quando os níveis sanguíneos sobem acima de 150 ng / ml (375 nmol / l). Porque a vitamina é armazenada na gordura de corpo e liberada na corrente sanguínea lentamente, os efeitos da toxicidade podem durar por diversos meses depois que você para de tomar suplementos.

É importante notar que a toxicidade não é comum e ocorre quase que exclusivamente em pessoas que tomam suplementos dietéticos de longo prazo sem monitoramento dos níveis sanguíneos.

Também é possível consumir acidentalmente demasiada vitamina D, tomando suplementos que contêm quantidades muito maiores do que estão listados no rótulo.

Em contraste, você não pode alcançar perigosamente altos níveis sanguíneos através da dieta e exposição ao sol sozinho.

Abaixo estão os 6 principais efeitos colaterais de muita vitamina D.

 A. Níveis Elevados de Sangue

Atingir níveis adequados de vitamina D no sangue pode ajudar a aumentar a imunidade e protegê-lo contra doenças como osteoporose e câncer.

No entanto, não existe um acordo universal sobre o intervalo aceitável destes níveis.

cenourasEmbora um nível de vitamina D de 30 ng / ml (75 nmol / l) seja considerado adequado, o Conselho de Vitamina D recomenda manter níveis de 40 a 80 ng / ml (100-200 nmol / l) e afirma que nada mais de 100 Ng / ml (250 nmol / l) pode ser prejudicial.

Apesar do fato de que mais pessoas estão tomando suplementos de vitamina D, é raro encontrar alguém com níveis muito elevados desta vitamina no sangue.

Um estudo recente analisou dados de mais de 20.000 pessoas ao longo de um período de 10 anos. Verificou-se que apenas 37 pessoas tinham níveis acima de 100 ng / ml (250 nmol / l). Apenas uma pessoa apresentou toxicidade verdadeira, com 364 ng / ml (899 nmol / l).

Em um estudo de caso, uma mulher teve um nível de 476 ng / ml (1.171 nmol / l) após tomar um suplemento que lhe deu 186.900 UI de vitamina D3 por dia durante dois meses.

Este foi maior que o normal 47 vezes, geralmente o recomendado é limite seguro de 4.000 UI por dia.

A mulher foi internada no hospital após ter experimentado fadiga, esquecimento, náuseas, vômitos, fala arrastada e outros sintomas.

Embora apenas doses extremamente elevadas possam causar toxicidade tão rapidamente, mesmo os apoiantes fortes destes suplementos recomendam um limite superior de 10.000 IU por dia.

Resumo: Os níveis de vitamina D superiores a 100 ng / ml (250 nmol / l) são considerados potencialmente nocivos. Sintomas de toxicidade foram relatados em níveis sanguíneos extremamente elevados resultantes de megadoses.

B. Níveis Elevados de Cálcio no Sangue

A vitamina D ajuda seu corpo a absorver o cálcio dos alimentos que você come. Na verdade, este é um dos seus papéis mais importantes.

No entanto, se a ingestão de vitamina D é excessiva, cálcio no sangue pode atingir níveis que causam sintomas que não são apenas desagradáveis, mas perigosos.

Os sintomas de hipercalcemia , ou níveis elevados de cálcio no sangue, incluem:

Distúrbio digestivo, como vômitos, náuseas e dor de estômago

Fadiga, tonturas e confusãovitamina d

Sede excessiva

Micção freqüente

O intervalo normal de cálcio no sangue é de 8,5-10,2 mg / dl (2,1-2,5 mmol / l).

Em um estudo de caso, um homem mais velho com demência que recebeu 50.000 UI de vitamina D diariamente durante seis meses foi repetidamente hospitalizado com sintomas relacionados a níveis elevados de cálcio.

Em outro, dois homens tomaram inapropriadamente marcados suplementos de vitamina D, levando a níveis de cálcio no sangue de 13,2-15 mg / dl (3,3-3,7 mmol / l). Além do mais, demorou um ano para que seus níveis se normalizassem depois que parassem de tomar os suplementos.

Resumo: Tomar muita vitamina D pode resultar em absorção excessiva de cálcio, o que pode causar vários sintomas potencialmente perigosos.

C. Náuseas, Vômitos e Pobres Apetite

Muitos efeitos colaterais de muita vitamina D estão relacionados ao excesso de cálcio no sangue.

Estes incluem náuseas , vômitos e falta de apetite.

No entanto, estes sintomas não ocorrem em todos com níveis elevados de cálcio.

Um estudo seguiu 10 pessoas que tinham desenvolvido níveis excessivos de cálcio depois de terem tomado doses elevadas de vitamina D para corrigir a deficiência.

Das 10 pessoas citadas no estudo, quatro tiveram náuseas e vômitos e três tiveram perda de apetite.

Respostas semelhantes as megadosagens com vitamina D foram relatadas em outros estudos. Uma mulher teve náusea e perda de peso após ter tomado um suplemento de seu naturopata, que foi encontrado para conter 78 vezes mais vitamina D do que indicado no rótulo.

Importante, estes sintomas ocorreram em resposta a doses extremamente elevadas de vitamina D3, o que levou a níveis de cálcio superiores a 12 mg / dl (3,0 mmol / l).

Resumo: Alta dose de vitamina D terapêutica pode causar náuseas, vômitos e falta de apetite para alguns devido a níveis elevados de cálcio no sangue.

D. Dor de Estômago, Constipação ou Diarréia

Dor de estômago, constipação e diarréia são comuns queixas digestivas que são freqüentemente relacionadas a intolerâncias alimentares ou síndrome do intestino irritável.

No entanto, eles também podem ser um sinal de níveis elevados de cálcio causados ​​pela intoxicação por vitamina D.

Estes sintomas podem ocorrer naqueles que recebem doses elevadas de vitamina D para corrigir a deficiência. Como com outros sintomas, a resposta parece ser individualizada, mesmo quando os níveis de vitamina D no sangue são similarmente elevados.

Em um estudo de caso de irmãos, um menino desenvolveu dor de estômago e constipação após ter tomado inadequadamente suplementos de vitamina D, enquanto seu irmão experimentou níveis elevados no sangue sem quaisquer outros sintomas.

Em outro estudo de caso, uma criança de 18 meses de idade que recebeu 50000 UI de vitamina D3 por três meses experimentou diarréia, dor de estômago e outros sintomas. Estes sintomas desapareceram após a criança ter parado de tomar os suplementos.

Resumo: Dor de estômago, constipação ou diarréia podem resultar de grandes doses de vitamina D que levam a níveis elevados de cálcio no sangue.

E. Perda de massa óssea

Porque a vitamina D desempenha um papel importante na absorção de cálcio no metabolismo ósseo, receber o suficiente é crucial para a manutenção de ossos fortes .

No entanto, muita vitamina D também pode ser prejudicial para a saúde óssea.

Embora muitos sintomas de excesso de vitamina D sejam atribuídos a níveis elevados de cálcio no sangue, alguns pesquisadores sugerem que megadoses podem levar a baixos níveis de vitamina K2 no sangue.

Uma das funções mais importantes da vitamina K2 é manter o cálcio nos ossos e fora do sangue. Acredita-se que níveis muito elevados de vitamina D podem reduzir a atividade da vitamina K2.

Para se proteger contra a perda óssea, evite tomar suplementos de vitamina D e tome um suplemento de vitamina K2. Você também pode consumir alimentos ricos em vitamina K2, tais como alimentos como leite e carne.

Resumo: Embora a vitamina D é necessária para a absorção de cálcio, níveis elevados podem causar perda óssea por interferir com a atividade da vitamina K2.

F. Falha renal

Ingestão excessiva de vitamina D freqüentemente resulta em lesão renal.

Em um estudo de caso, um homem foi hospitalizado por insuficiência renal, níveis elevados de cálcio no sangue e outros sintomas que ocorreram após receber injeções de vitamina D prescritas pelo seu médico.

Na verdade, a maioria dos estudos relatou lesão renal moderada a grave em pessoas que desenvolvem toxicidade de vitamina D.

Em um estudo de 62 pessoas que receberam doses excessivamente altas de injeções de vitamina D, cada pessoa experimentou insuficiência renal.

A insuficiência renal é tratada com hidratação oral ou intravenosa e medicação.

Resumo: Excesso de vitamina D pode levar a lesão renal em pessoas com rins saudáveis, bem como aqueles com doença renal diagnosticada.

A vitamina D é extremamente importante para a saúde geral. Mesmo se você seguir uma dieta saudável, você pode exigir suplementos, a fim de atingir níveis saudaveis no sangue .

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Em termos gerais, 4000 UI ou menos por dia é considerado seguro desde que seus valores de sangue estão sendo monitorados.

Além disso, certifique-se de comprar suplementos de fabricantes respeitáveis ​​para reduzir o risco de overdose acidental devido a rotulagem imprópria.

Se você estiver tomando suplementos de vitamina D e estiver enfrentando algum dos sintomas listados neste artigo, consulte um profissional de saúde o mais rápido possível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *