A pequena Universidade de Austin (ou UATX), no Texas, é a primeira universidade declaradamente anti-woke do planeta.
À primeira vista, ela parece mais uma empresa movimentada do Vale do Silício do que uma instituição acadêmica. Todo o seu campus localiza-se no terceiro andar do renovado Scarbrough Building, no centro de Austin.
Foto do histórico Scarbrough Building, em Austin
Seu presidente fundador, Pano Kanelos, deixou seu cargo como chefe do St. John's College em Annapolis, Maryland, para começar a explorar oportunidades imobiliárias para a criação da UATX em meados de 2021. A primeira turma de calouros da universidade começou em agosto de 2024. A escola se diz apartidária e declara que sua missão é a “busca destemida da verdade”. Na página inicial do site da escola está escrito: "Dare to Think" (Ouse Pensar).
A UATX já arrecadou cerca de US$ 200 milhões e iniciou suas aulas com uma turma de 92 alunos. Seu currículo se baseia em textos clássicos, como a "Odisseia" de Homero, e tem ênfase em empreendedorismo e em engenharia.
A instituição tem recebido apoio de bilionários como Peter Thiel, cofundador do PayPal, que foi um dos doadores para a criação da UATX. Executivos da SpaceX e da Boring Company de Elon Musk estão ajudando a desenvolver o currículo de engenharia da escola.
A construção do projeto da UATX é transparente e realizada em tempo real, com conteúdo publicado no YouTube e em uma newsletter. A universidade se propõe a ser um espaço para a busca pela verdade sem medo e para o desenvolvimento de um pensamento crítico e independente.
Seu posicionamento reflete a crescente preocupação com os reiterados ataques à liberdade de expressão e com um modelo de ensino universitário desgastado e enfraquecido pela agenda progressista americana.
Neste vídeo, os professores da Universidade de Austin apresentam alguns dos livros utilizados no currículo de ensino, todos escolhidos para levantar as questões fundamentais da civilização humana:
Neste outro vídeo, Ben Crocker, vice-presidente de alunos e comunidade da UATX, destaca a primeira semana de orientação da universidade:
Excelente artigo! Novidades chegando :)