O penúltimo volume de uma grandiosa saga
Crônicas Saxônicas está chegando ao fim. O sonho do Rei Alfredo de formar um único reino, a Inglaterra, começa a tomar forma afinal. A disputa de dois fortes concorrentes ao trono unificado da Mércia, Wessex e Ânglia Oriental, é o mote deste décimo segundo volume. E, como não poderia deixar de ser, Uhtred de Bebbanburg, personagem principal da saga, tem participação fundamental nesse processo.
Com batalhas, duelos emocionantes e novos personagens, o livro consegue manter o ritmo da história e da narrativa a que estamos acostumados nos outros volumes. A habilidade de Bernard Cornwell de detalhar os lugares da velha Inglaterra, sua natureza e os vilarejos e modo de vida medieval, nos conecta de tal forma aos eventos que nos sentimos parte deles. Os detalhes das lutas, dos movimentos dos oponentes e até da arte de velejar nos barcos da época, tem uma força descritiva tão grande que nos transporta para o próprio acontecimento. Imaginamos sentir os respingos da água em nossos rostos, a força do vento e a violência das disputas de espadas. Apesar de toda a brutalidade, a palavra tinha força e a honra era um valioso ativo para um homem.
Bernard Cornwell foi muito feliz em tratar passagens históricas reais com personagens e eventos fictícios. Era de se esperar que um país disputado por tantos povos no passado (saxões, irlandeses, galeses, noruegueses, dinamarqueses, e escoceses, só para citar alguns) tivesse uma história tão rica, mas Cornwell, ao acrescentar personagens instigantes, tramas elaboradas e detalhes que nos transportam para dentro dos acontecimentos, torna essa história ainda mais atraente.
Sobre Uhtred eu sou suspeito para falar. Pessoalmente me identifiquei com o personagem, não apenas pela força que o autor imprime ao seu caráter, mas também pelo processo de amadurecimento que ele passa ao longo da saga. Órfão, escravo, pagão, amante, pai, esposo, guerreiro e líder, Uhtred é, ao mesmo tempo, coadjuvante e ator principal dos eventos que marcaram o início da formação daquele país que hoje chamamos de Inglaterra.
Para quem ainda não começou a ler a saga e gosta de grandes histórias de conquistas e batalhas, especialmente medievais e clássicas, recomendo fortemente que o faça. Para quem já começou, este volume é um incentivo e tanto para concluí-la. O décimo-terceiro e último volume está sendo lançado hoje, dia 05/07/2021. O link para a compra desse livro encontra-se logo abaixo. Recentemente lançamos um e-mail marketing com o link de toda coleção. Caso lhe interesse, entre em contato conosco que enviaremos para o seu e-mail.
"O destino é inexorável."
Comments