A história épica da grande migração
Se você, assim como eu, não é familiar com a história racial americana e a grande migração do Sul para o Norte este livro pode ser de seu interesse.
Trata-se de um livro denso (622 paginas) e super premiado, escrito por Isabel Wilkerson, ganhadora de um Pulitzer. Minha motivação para lê-lo, além do interesse pelo assunto, é o fato de estar escrevendo neste momento um livro que engloba as questões raciais. Trata-se de um livro de ficção que se passa na Bahia em 1835, concomitantemente com a revolta dos Malés.
Eu nunca havia ouvido falar sobre as leis de Jim Crow. Foi super interessante saber como este período aconteceu seguindo a trajetória de três personagens reais: Ida Mae Brandon Gladney, George Swanson Starling e Robert Joseph Pershing Foster.
Me diverti e me emocionei com as histórias de vida, que indiretamente já contam sobre a formação dos bairros americanos como o Bronx em cidades como Nova Iorque, mas também a migração para Chicago e outras grandes cidades americanas.
Foi interessante conhecer como estes migrantes são descendentes de várias pessoas famosas ou fizeram parte da história delas, por exemplo, Dr Robert Foster cuidou da mão de Ray Charles após um acidente e foi honrado com uma musica.
https://www.youtube.com/watch?v=nS6LGmWFkO4 "Well I called, my Dr. Foster, and when the girl answered the phone
I got a funny feeling, the way she said Dr. Foster had gone
She said, "He left with a lady patient, about 24 hours ago"
:)
Comentarios