top of page
Foto do escritorEdelweis Ritt

The (Honest) Truth About Dishonesty - Dan Ariely

Atualizado: 24 de mai. de 2022


A (honesta) verdade sobre a desonestidade


...ou "A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade" que é o titulo do livro publicado em português (creio que esgotado). Para mim honestidade é um hábito. E não se refere só a dinheiro.

Mas será que todo mundo tem o mesmo conceito sobre o que é ser honesto? Este livro do Dan Ariely é perfeito para pensar sobre a nossa forma de ver (honestamente) o mundo.

Ele pesquisa comportamento e eu recomendo para qualquer que queira refletir sobre o assunto.

Algumas das perguntas, com as quais o professor Ariely se confrontou em sua pesquisa foram:

O quanto a chance de ser pego afeta a probabilidade de fraude?

Como as empresas pavimentam o caminho para a desonestidade?

Qual o papel da colaboração em nos fazer mais ou menos honestos? (Spoiler: Plot twist aqui)

O professor Ariely conta com fluidez os experimentos, feitos no MIT e em outras universidades através de seus parceiros, levantando pontos como analise racional de custo-benefício bem como fatores irracionais que influenciam na tomadas de decisão honestas e desonestas.

O professor Ariely também discute táticas para influenciar um comportamento mais honestos que eles testaram, por exemplo, assinando um código de ética ou mesmo criando a ilusão de que estamos sendo observados,

Achei super interessante despender algumas horas pensando no que nos faz mais ou menos honestos, as desculpas que encontramos para pequenos delitos de forma a justificar a sensação de honestidade de temos de nós mesmos e o fator de correção que as pessoas utilizam para centrar seus princípios.

Lembrei muito de um comentário de um alemão que ouvi em 2005. "O pessoal estaciona em local proibido (vaga de idoso por exemplo), sonega (um pouco) de imposto e depois reclama da corrupção". Sobre isto tenho dois comentários: Primeiro, acho que a percepção sobre isto mudou muito de 2005 para cá. Hoje existe mais consciência desta relação. Sou eterna otimista ;) Segundo, o livro explica grande parte deste mecanismo que temos de justificar pequenos delitos, como sonegar imposto em contrapartida à corrupção. Assim se o assunto interessa, sugiro a leitura.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page