top of page

A Imaginação Educada - Northrop Frye

Atualizado: 7 de jun.



Literatura, Imaginação e Liberdade

Não nos damos conta muitas vezes da importância da literatura e do uso da linguagem na imaginação e no processo de aprendizado. É muito comum pensarmos no estudo da literatura como algo erudito e focado apenas na leitura de clássicos ou no uso rebuscado das palavras. Muitos foram erroneamente levados a pensar e agir dessa maneira, empobrecendo o debate e a própria linguagem em si.


Neste brilhante livro, Northrop Frye, um dos mais aclamados e influentes teóricos da literatura do século XX, resgata e reforça o valor da literatura para o fortalecimento do nosso poder imaginativo e também como instrumento de liberdade, tolerância e compreensão do mundo a nossa volta.


Cultivar a imaginação através do uso da linguagem é mais do que um exercício de autoexpressão, é o desenvolvimento da nossa capacidade de produzir uma visão da sociedade que queremos viver em detrimento daquela que temos que viver. Ninguém é capaz de manifestar liberdade de expressão a menos que saiba usar a linguagem, e este conhecimento não é uma dádiva: precisa ser aprendido e trabalhado.



Notas sobre o livro: publicado pela Vide Editorial, 1ª edição - janeiro de 2017. Capa comum. 136 páginas.


Notas sobre o autor: Northrop Frye (1912-1991) foi um dos mais notáveis, aclamados e influentes teóricos da literatura do século XX. Nasceu em Quebec, no Canadá, e graduou-se em Filosofia e Inglês na Universidade de Toronto, onde também estudou Teologia. Após receber seu mestrado em Oxford, retornou à Universidade de Toronto onde lecionou pelo resto da vida. Publicou sua maior obra em 1957 - Anatomia da Crítica, um tratado sobre os princípios e métodos da crítica literária enquanto ciência.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page