top of page

A Treatise on Efficacy (Introdução) - François Jullien

Atualizado: 24 de jan. de 2023



Um Tratado sobre Eficácia - Introdução

Escrever sobre o pensamento chinês para ocidentais não é trivial. As diferenças de modelos mentais são, a meu ver, as principais fontes de divergências e incompreensões entre as duas culturas. Neste livro, François Jullien investiga, de maneira sutil, a metafísica das duas civilizações para explicar os padrões de ação divergentes na guerra, política e diplomacia. Embora o modelo ocidental de eficácia, herdado da concepção de ação dos antigos gregos, busque atingir diretamente um objetivo predeterminado por meio de uma ação voluntária e assertiva, os chineses tendem a avaliar o poder inerente a uma situação (shi) e transformá-lo por meio da não assertividade, baseando-se na "propensão" das coisas de tal forma que o resultado ocorra por si mesmo. Jullien mostra como essas estratégias ocidentais e chinesas funcionam em vários domínios (o campo de batalha, por exemplo) e analisa os dois tipos de atos de guerra resultantes. O estrategista chinês, por exemplo, manipula suas próprias tropas e o inimigo para vencer uma batalha sem travar uma guerra e para obter a vitória sem esforço. A eficácia na China é, portanto, concebida em termos de transformação (em oposição à ação) e manipulação, tornando-a mais próxima do que é entendido como eficácia no Ocidente.


"A Treatise on Efficacy" é uma obra essencial para entender o eterno debate intelectual entre Leste e Oeste. Longe da superficialidade e do misticismo utilizados como mecanismos de simplificação do entendimento do pensamento chinês por parte de alguns de nós, ocidentais, o livro nos leva a mergulhar nas origens milenares das duas formas de pensar e ver o mundo. Ora complementares, ora totalmente divergentes, elas nos ajudam a enfrentar os desafios inerentes à nossa própria condição humana, cercada de incertezas e imprevisibilidades.


Dada a riqueza do tema e a complexidade do livro, resolvi dividir a resenha em três partes a partir desta introdução. Espero que eu consiga transmitir de forma compreensível a brilhante obra de François Jullien. Como ex-praticante de Ving Tsun, vejo na obra uma correlação direta com a prática marcial e com a sua aplicabilidade no dia a dia.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page