Segundo livro de Andy Weir, autor especializado em ficção científica, Artemis é um thriller interessante para quem quer distrair a mente com uma leitura leve e despretensiosa.
Ambientado na Lua, onde a única cidade por lá leva o nome do livro, a história gira em torno de Jasmine (Jazz) Bashara, uma contrabandista de origem árabe que sobrevive atendendo pequenos pedidos dos locais com mercadorias vindas da Terra. Irreverente e ambiciosa, acaba se envolvendo numa disputa pelo controle do fornecimento de oxigênio da cidade. Mas só que ela descobre que há muito mais em jogo.
Industrial e turística, Artemis se encontra no limite de seu crescimento. A descoberta de um material que poderia revolucionar o setor de telecomunicações, mas que só pode ser produzido na Lua, desperta ganância e coloca a cidade em risco. Jazz é a heroína improvável que salvará o dia.
Com várias informações técnicas e científicas sobre a vida no ambiente lunar, Andy Weir deixa a trama crível e até certo ponto educativa. Utilizando-se de uma personagem sarcástica e narrativa em primeira pessoa, o autor mistura humor e suspense para envolver o leitor até o final.
Publicada pela Editora Arqueiro, a 1ª edição (1 abril 2019) encontra-se disponível para venda na Amazon. Você pode clicar aqui para acessar a loja.
Notas sobre o autor: Andy Weir fez carreira como engenheiro de softwares até que o sucesso de seu romance de estreia, Perdido em Marte, permitiu que ele passasse a escrever em tempo integral. Artemis é seu segundo livro, vencedor do Goodreads Choice Awards 2017 de Ficção Científica. Durante toda a vida, Weir foi um nerd em questões do espaço sideral. Seu hobby é se dedicar a assuntos como física relativista, mecânica orbital e a história dos voos espaciais tripulados. Andy atualmente mora na Califórnia.
Comentarios