top of page

Blacksad - Amarillo

Atualizado: 18 de out. de 2021



Para estrear a nova categoria de HQs do Red Umbrella, escolhi Blacksad - Volume 5: Amarillo. Apesar de já ser publicada desde 2000, eu só vim conhecer a série há uns 3 anos atrás, enquanto explorava a seção de HQs da Livraria da Travessa do Barrashopping, Rio de Janeiro. E se você ainda não tem esse hábito, cultive-o. Não há nada mais prazeroso do que ir a uma livraria e explorar novos títulos, autores e estilos. Posso garantir que, ao fazer isso, você descobrirá muito mais do que imagina.


Blacksad é uma criação dos espanhóis Juan Díaz Canales (roteirista) e Juanjo Guarnido (ilustrador). Seu personagem principal, John Blacksad, é um detetive particular na pele de um gato - cabe ressaltar que todos os personagens da série são antropomorfizados, ou seja, são animais com características humanas. Ambientada nos Estados Unidos da década de 50, possui uma temática essencialmente adulta e traços que dão um tom expressivo a cada personagem. Os roteiros são interessantes e as histórias, no estilo noir, podem ser lidas de forma independente.


Nesta edição, Blacksad se envolve, sem querer, com um roubo de carro, um jovem escritor, um advogado de porta de cadeia e dois assassinatos. Em busca de uma nova vida e de um emprego, ele chega a Nova Orleans e acaba conseguindo uma grana fácil num trabalho aparentemente inofensivo - levar o carro de um ricaço texano para a cidade de Tulsa, Oklahoma. Só que o carro acaba sendo roubado e, ao perseguir os ladrões, ele vai parar em Amarillo, Texas, cidade que dá o subtítulo ao HQ. Com muitas reviravoltas e personagens interessantes, alguns do próprio universo de Blacksad, a história captura a atenção do leitor até o fim.


Juanjo Guarnido usa uma paleta de cores amarelada para nos remeter ao ensolarado e quente sul dos Estados Unidos, onde boa parte da trama se desenrola. Detalhe: Amarillo também é conhecida como a "Rosa Amarela do Texas", música folclórica tradicional americana. Ela está associada à história de como Emily D. West, uma escrava, colaborou para a vitória na Batalha de San Jacinto, decisiva na Guerra de Independência do Texas.


Para quem gosta de HQs adultos e ilustrações de ótima qualidade, recomendo fortemente a leitura, é entretenimento garantido. Aproveite também para atiçar sua curiosidade e buscar outros títulos, seja explorando as seções específicas em livrarias ou mesmo pesquisando na rede. Existem muitos talentos, inclusive brasileiros, espalhados por aí.









47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page