Eu costumo ler livros de nutrição, primeiro porque sei que não existe a teoria exata e assim gosto de ouvir vários especialistas e suas teorias, segundo porque tenho responsabilidade por um corpo que carregarei até meu ultimo dia. Este livro em especial me interessou por tratar de alimento para o cérebro e pelo fato da Lisa ser uma neurocientista que se intitula neuro-nutricionista.
Quem costuma ler livros deste gênero sabe que há várias linhas de pensamento, de keto e redução de carboidrato a veganismo de raiz. No caso deste livro o foco não é uma dieta, mas sim entender as consequências da nutrição no cérebro, o que é a linha de pesquisa de Lisa.
Descobri que meus hábitos alimentares são aderentes à estratégia de um cérebro saudável, e que determinados alimentos (ou ofensores e no caso os usuais - açúcar, refrigerantes, comida processada etc) contribuem para o não encolhimento do cérebro ou formação de placas que levam ao Alzheimer. O livro também reforçou a minha confiança em um habito que adquiri em função de outro livro que é o de tomar suplemento rico em DHA, EPA (óleo de peixe).
Aprendi inclusive sobre o suco de Noni, que parece também estar disponível no Brasil. Com certeza me instigou a testar algo novo, até eu descobrir que o suco de Noni não é liberado pela ANVISA. Bom, vamos esperar que os cientistas terminem os testes sobre os efeitos hepáticos para, eventualmente, liberar a fruta e eu conseguir comprar o tal suco.
No todo, a Lisa escreve com fundamentos científicos sem perder os leigos no caminho e o livro é cheio de dicas práticas incluindo uma lista de receitas, as quais podemos encontrar também no seu site: https://www.lisamosconi.com/ .
Eu gostei de rever o papel dos alimentos do ponto de vista da nutrição cerebral e com certeza lerei o novo livro da Lisa chamado "The XX Brain" e que já se demonstrou Best Seller.