top of page

Por Que Engordamos - Gary Taubes

Atualizado: 20 de fev.



Como corrigir sua saúde pela alimentação


Apesar da aparente trivialidade da pergunta, ela não tem nada de trivial. Por muito tempo, pelo menos nos últimos 50 anos, acreditou-se que a resposta era muito simples: gastar mais calorias do que consumir. Ledo engano. Gary Taubes, o autor, jornalista americano e colaborador de várias revistas científicas, procurou desmistificar o tema e responder corretamente a essa pergunta. Através de dados extraídos de diversos estudos de especialistas de diversas áreas, da genética a endocrinologia, Gary nos ajuda a compreender que a obesidade é, em definitivo, o resultado de um desequilíbrio hormonal e não calórico - especificamente o estímulo de secreção de insulina causado pela ingestão de alimentos ricos em carboidratos de fácil digestão. Além disso, dado que a obesidade é um problema e um desafio aos programas de saúde pública, ele destaca a importância de superarmos nossas crenças sobre a sua causa para eliminarmos o conflito entre reduzir a subnutrição e prevenir a obesidade nas populações menos favorecidas.


Uma das questões exploradas no livro, além do tema da pergunta título, é como alguns mitos, como a prática de exercícios para promoção da perda de peso, foi defendida por vários pesquisadores mesmo que as evidências mostrassem o contrário. Um método comum era (e ainda é) discutir apenas os resultados que pareciam corroborar a crença de que a atividade física e o gasto de energia podiam determinar o quando pesamos, simplesmente ignorando as evidências que refutavam essa noção, que não eram poucas.


Considerada uma doença até os primeiros anos do século XX, a obesidade era tida como praticamente incurável, portanto qualquer tentativa para combatê-la era considerada válida, mesmo que não fizessem sentido do ponto vista científico. Sendo assim, as autoridades de saúde insistiram por muito tempo no erro de apontar a gordura como grande vilã da obesidade e causadora das doenças cardiovasculares. Gary Taubes, no entanto, nos mostra justamente o contrário: quando comemos dietas com alto teor de gordura e evitamos carboidratos, reduzimos alguns dos fatores que nos levam na direção daquelas doenças.


É importante destacar que esse livro não defende a dieta com restrição de carboidratos como redutor do peso, e sim como fator de correção do peso; assim como não apregoa a sua prática para a melhoria da saúde, e sim para corrigir a falta dela.






56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page