Um foguete chamado Elon Musk
Nesta curta biografia que mais se assemelha a um paper, Caleb Bennett procura nos mostrar as principais conquistas e inspirações de Elon Musk, que hoje pode ser considerado o maior empreendedor de nossa época. Mesmo com uma abordagem superficial sobre sua vida e personalidade, o autor destaca a capacidade de Musk de transformar boas ideias em empreendimentos disruptivos desde cedo. Investindo cada centavo que possuía de um negócio para outro, e capaz de atrair parceiros e investidores de peso, ele foi colecionando sucessos. Pai de vários empreendimentos reconhecidamente ousados e bem sucedidos (ou em vias de) como Tesla, SpaceX, Solar City, The Boring Company e Open AI por exemplo, Musk é incansável no trabalho e exige o mesmo dos seus empregados. Além disso, questiona-se constantemente e sempre tenta decidir se existem melhores formas de fazer as coisas que faz.
Musk acredita que o fracasso é o resultado da inovação, portanto sua crença é a de que se não houver qualquer falha acontecendo isso significa que não há nenhuma inovação em curso. Utilizando-se de um truque verbal chamado de "meta estendida", na opinião do autor, ele promete muito mais, e muito mais cedo do que é possível, a tal ponto que ninguém acredita que algo será feito. Quando, eventualmente, ele obtém resultados, estes geralmente são muito melhores que o esperado, mesmo que não alcancem totalmente suas especulações originais. E assim, cada conquista é vista como incrível.
O que o diferencia de sua geração e também da maioria dos empreendedores de sucesso, é que ele coloca em prática, com toda a energia e otimismo possíveis, seus sonhos e ideias para um futuro melhor da humanidade. Não cabe julgar se estes sonhos são, ou não, os melhores para nós, e sim que existe um homem que é capaz de colocá-los de pé. A colonização de Marte é o maior exemplo da grandiosidade e ousadia de suas ideias. Depois de tudo que ele já realizou, é difícil acreditar que este grande sonho não se tornará realidade.
Commentaires