top of page
Foto do escritorDalmo Moreira Junior

Ferrari - filme 2024


Sinônimo de carros esportivos de luxo, a icônica e mundialmente conhecida Ferrari simboliza a sofisticação do design italiano e a nossa paixão por automóveis. Afinal, quem já não sonhou em possuir um bólido com a marca do Cavallino Rampante, o famoso cavalo negro levantado sobre as patas traseiras inserido num fundo amarelo?


Fundada pelo não menos icônico Enzo Ferrari em 1929, inicialmente como equipe de corrida e 18 anos depois, em 1947, como fábrica de automóveis, a Ferrari atravessou gerações sem perder seu charme e exclusividade.


Neste filme de Michael Mann, renomado diretor e produtor americano (Miami Vice, Colateral, Ali, O Último dos Moicanos e O Informante, só para citar alguns), temos um recorte da história de Enzo Ferrari num momento crítico para a sobrevivência da marca: 10 anos depois de sua fundação, em 1957, sua fábrica estava à beira da falência.


Interpretado pelo ótimo Adam Driver, dos filmes Casa Gucci, História de um Casamento, Star Wars: o Despertar da Força, entre outros, o filme enfatiza o drama pessoal do protagonista e de sua esposa, Laura Ferrari (Penélope Cruz), logo depois da morte de seu único filho, Dino Ferrari (1932-1956). Sócios na fábrica, o casamento dos dois passou a se resumir apenas aos negócios da família. Enzo mantinha uma relacionamento extraconjugal com Lina Lardi (Shailen Woodley), com a qual tinha um filho.


Numa época em que corridas de automóveis, que já mobilizavam milhões de espectadores, ajudavam os fabricantes a venderem mais carros, Enzo Ferrari apostava na vitória da scuderia na famosa Mille Miglia, uma corrida em estrada aberta pela Itália, para atrair investidores e salvar a empresa. Ex-piloto de corridas, Enzo se envolvia em todos os detalhes da preparação de sua equipe, desde a escolha dos pilotos à engenharia dos carros.


Ao contar um pouco da história do protagonista e também do automobilismo, Ferrari não chega a ser um filme impecável nos detalhes, mas nos apresenta um roteiro interessante, ótima fotografia e um personagem carismático. Adam Driver está simplesmente excelente no papel de Enzo Ferrari, demonstrando uma capacidade ímpar de mergulhar no papel de maneira envolvente e cativante. Penélope Cruz também está muito bem no papel da mãe ressentida pela morte de seu único filho e da esposa frustrada com um casamento já destruído.


Ferrari é um filme sobre carros, corridas e, sobretudo, pessoas. Cinema de primeira que vale o ingresso.



Assista ao trailer legendado:











51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page