Um Jedi no exílio
Após a queda da República, a destruição da Ordem Jedi e a criação do Primeiro Império Galáctico, eventos que aconteceram durante o filme Star Wars: A Vingança dos Sith, Obi-Wan se autoexila no inóspito planeta Tatooine com a missão de proteger Luke Skywalker, filho de seu ex-padawan e agora inimigo, Anakin Skywalker (Darth Vader).
Deixado aos cuidados do fazendeiro Owen Lars e sua esposa, Luke foi adotado como um filho pelo casal. Meio-irmão de Anakin, Lars acreditava que Skywalker havia morrido por causa do seu papel como cavaleiro Jedi, e então, para evitar que Luke tivesse o mesmo destino, decidiu proibir Kenobi de visitar ou treinar o menino. Para não desobedecer a vontade de Lars, e ao mesmo tempo assegurar que Luke estaria em segurança e longe do alcance do Império e de Darth Vader, Kenobi procura se instalar longe o suficiente da fazenda para não ser visto, mas perto o suficiente para poder acompanhar o crescimento do menino e garantir sua segurança. E é nesse ponto que a trama do livro se desenrola.
Adotando o nome de Ben, Obi-Wan evita chamar atenção dos locais, agindo discretamente e ficando longe de grandes aglomerações. Apesar disso, seu código Jedi o impele a ajudar os que mais necessitam e, assim, acaba se envolvendo, mesmo inadvertidamente, num conflito entre os fazendeiros da região e os Tuskens, nômades nativos do deserto, conhecidos como o Povo da Areia. Só que a situação não era tão simples como parecia, e os vilões não eram exatamente quem deveriam ser. Ben, então, se vê obrigado a usar suas habilidades para expor os verdadeiros causadores de problemas e salvar aqueles que se encontravam em perigo.
Com personagens interessantes, tanto humanos quanto alienígenas, e uma boa história, Kenobi é um misto de faroeste com ficção científica. Apesar de não termos batalhas entre naves espaciais e viagens interplanetárias, o livro é um digno representante da saga.
Obi-Wan Kenobi merecia, sem dúvida, uma história centrada em seu personagem. Mesmo atormentado pela perda do seu melhor amigo para o lado negro da força e também pela morte, ou desaparecimento, de todos os seus companheiros após a queda da República, ele mantém sua retidão e seu compromisso em não se afastar da sua missão.
A edição de luxo do Universo Geek está disponível na Amazon. Clique aqui para comprar o livro.
Notas sobre o autor: John Jackson Miller é o autor de Star Wars: Knight Errant, Lost Tribe of the Sith: The Collected Stories e quinze graphic novels de Star Wars, bem como Overdraft: The Orion Offensive. Historiador e analista da indústria de HQs, ele escreveu para franquias como Conan, Homem de Ferro, Indiana Jones, Mass Efect e Os Simpsons. Ele mora em Wisconsin com sua esposa, dois filhos e muitas HQs.
Não custa lembrar que a série Obi-Wan Kenobi estreou no Disney+ no dia 25 de maio de 2022. Ela começa dez anos após os eventos mostrados no filme Star Wars: A Vingança dos Sith. Tivemos a volta de Ewan McGregor no papel de Obi-Wan e Joel Edgerton no papel de Owen Lars, além de novos personagens.
Assista ao trailer:
Comentarios