Mystic River é um livro de suspense diferente dos que eu costumo ler. Eu, em geral, escolho livros de suspense psicológicos em primeira pessoa, no estilo do livro que eu própria acabei escrevendo.
Este livro é escrito em terceira pessoas e eu consideraria um dos precursores do gênero. O livro começa com a história de um garoto que é sequestrado em plena rua enquanto brincava com amigos. Dois homens que se passam por policiais o levam. Entretanto, a trama principal é o assassinato de uma garota que dirigia seu carro sozinha no caminho para casa em uma madrugada após ter estado em um bar com amigas. O crime acontece ao lado de um parque e, como em todo suspense policial, há vários suspeitos e diferentes possíveis motivos. Há também a inter-relação entre a história do garoto levado e da garota assassinada.
Este livro foi filmado e no Brasil o filme ganhou o nome de "Entre meninos e lobos". Na Wikipédia em inglês este filme foi classificado como neo-noir, o que me pareceu bem aderente ao conteúdo.
Dei quatro estrelas, o que na minha escala é uma boa nota. Eu, pessoalmente, teria escrito esta história em primeira pessoa. A trama é boa, contém várias coincidências o que torna menos realista, mas que, neste tipo de contexto, é quase inevitável e não chega a danificar a atratividade da história.
Komentar