top of page
Foto do escritorEdelweis Ritt

Mama's Last Hug - Frans de Waal

Atualizado: 2 de nov. de 2021



Nosso hardware 1.0


Frans de Waal é um biólogo que já esteve na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. Este é o meu quarto livro dele, sendo que os outros foram "Are We Smart Enough to Know How Smart Animals Are?", "The Age of Empathy: Nature's Lessons for a Kinder Society" e "The Bonobo and the Atheist: In Search of Humanism Among the Primates", todos excelentes. Traduzido dele para o português acho que só tem "Primatas e filósofos: como a moralidade evoluiu". Tenho que apontar que muitas coisas se repetem nos livros, mas é uma forma de reforça-las e, sendo assim, eu gosto de revisita-las.

Resolvi iniciar colocando alguns dados que existem no livro para dar uma ideia do que aprendemos neste tipo de livro: Elefantes tem mais neurônio que seres humanos. O cérebro de uma baleia tem 8kg comparado com nossos 1,5kg. Somos 1/4 de todos os vertebrados da terra, enquanto que animais selvagens são apenas 3% de toda a população e 3/4 são animais criados para consumo.

Eu já passei cinco anos sem comer outros mamíferos, e hoje os consumo muito pouco, O autor do livro não se posiciona sobre o assunto mas ele não consome mamíferos.

O livro também aborda o fato de preferirmos alguns animais (especialmente mamíferos e aves) em detrimento de outras espécies como insetos ou répteis.

Além de aprender este tipo de fatos no livro, eu particularmente me interesso muito pelo "hardware" dos macacos por sua semelhança genética conosco. Por isto chamo de Hardware 1.0 e nós devemos estar numa outra versão já bem mais evoluída, tipo 8.0? Talvez sejamos um "hardware 3.0" com um potente software em cima. Claro que tudo isto é mais uma piada, pois não há uma correspondência exata nisto, mas como figura de linguagem acho bem interessante. Vou adorar ouvir a sua opinião nos comentários.

O titulo do livro Mama's Last Hug vem deste abraço:

O vídeo é de uma chipanzé alfa chamada Mama que reconhece o professor que a estudou por muitos anos e que a visita quando está bem velhinha e prestes a deixar este mundo.

Outro vídeo que eu adoro e é citado neste livros e em vários outros do Frans é o estudo sobre o conceito de justiça ou do estudo da inveja como Frans bem salienta neste livro aqui. Veja o vídeo abaixo no TED talk do Frans e tire suas próprias conclusões.

Estes dois vídeos demonstram o que eu chamo de hardware 1.0 (simbolicamente como já expliquei antes).

Teve mais um fato inusitado que aprendi com este livro. Aprendi a não achar estranho que meu esposo dorme do meu lado da cama quando estou fora. Sempre achei que havia alguma razão logica, por exemplo, minha luz de cabeceira era melhor ou algo do gênero. Frans comenta neste livro que isto é um ato inconsciente do nosso hardware porque o cheiro das pessoas com quem compartilhamos a vida e que fica sutilmente onde dormimos mesmo sem que percebamos, nos alenta.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page