A chegada da grande Escuridão
Segundo livro da trilogia, As Duas Torres conta o que ocorreu com cada um dos membros da Sociedade do Anel após o rompimento da sociedade até a vinda da grande Escuridão. Dividida em duas partes, a história ganha contornos épicos com a primeira grande batalha contra as forças de Sauron no vale do Abismo de Helm.
A primeira parte, ou Livro III, começa com a perseguição de Aragorn, Legolas e Gimli aos orques que raptaram os hobbits Pippin e Merry após a morte de Boromir. Partindo das Emyn Muil, o trio se volta para o oeste, num caminho oposto ao de Frodo e Sam, que continuam sua missão em direção a Mordor para destruir o Anel.
Após o choque entre seus captores e os cavaleiros de Rohan próximo à antiga floresta de Fangorn, Pippin e Merry conseguem escapar e acabam por encontrar com Bárbavore, um dos mais antigos Ents da Terra Média e protetor da floresta. Um encontro que se mostrará extremamente importante para o desenrolar da trama e a derrota de Saruman, um dos principais aliados de Sauron. Outro importante acontecimento, também ocorrido em Fangorn, foi a reaparição de Gandalf, agora como o Mago Branco.
Mas uma guerra se aproxima, e junto com Aragorn, Legolas e Gimli, Gandalf parte para Edoras, capital de Rohan, para salvar o seu rei Théoden da influência do servo de Saruman, o ardiloso Língua-de-Cobra. Após concluir seu intento, Gandalf se separa novamente do trio para buscar reforços e o rei Théoden parte para a fortaleza do Abismo de Helm com seu exército para lutar contra a horda de orques que se aproxima. Aragorn, Legolas e Gimli, por sua vez, se juntam às forças de Rohan.
A batalha do Abismo de Helm é um dos pontos altos do livro. Em muito menor número, o exército de Rohan trava uma luta sangrenta contra os Uruk-hai para defender a fortaleza. Atos de coragem, sacrifício e heroísmo abrilhantam a participação dos personagens principais da história, revelando o poder e a realeza de Aragorn diante da ferocidade de seus inimigos. Gandalf, como prometido, traz os reforços decisivos para a vitória ao raiar do segundo dia. Rohan sobrevive. Em Isengard, lar de Saruman, os Ents demonstram sua força e aprisionam o poderoso mago em sua própria torre.
Na segunda parte do livro, ou Livro IV, temos a difícil empreitada de Frodo e Sam a partir das Emyn Muil, quando se separam do grupo, em direção a Mordor. Seguidos por Gollum, eles acabam tendo sua ajuda para atravessar os Pântanos Mortos e chegar ao Portão Negro. Na impossibilidade de atravessá-lo, eles são convencidos por Gollum a seguir para o sul para cruzar as montanhas agourentas na passagem conhecida por Cirith Ungol, próxima a Minas Morgul.
Nesta passagem da história, fica mais evidente a nobreza de caráter dos hobbits e a fidelidade de Sam para com Frodo. Apesar do peso cada vez mais maior em carregar o Anel, Frodo mantém sua altivez e determinação para levar sua missão até o final. No caminho, ao encontrarem Faramir, irmão de Boromir, e seus homens, os hobbits travam uma difícil querela para evitar que sejam levados a Minas Tirith e ponham sua missão a perder.
Quando finalmente chegam a Minas Morgul, Sam e Frodo se deparam com um enorme exército de orques e homens em direção a Osgiliath, a cidade fronteiriça a leste de Gondor. A grande guerra se aproxima. Evitando serem descobertos e seguindo os passos de Gollum, eles começam a subir as escadarias de Cirith Ungol. Lá eles encontram traição e um mal tão antigo quanto sombrio.
Minas Ithil, mais tarde chamada de Minas Morgul
As Duas Torres é tão carregado de emoção e aventura quanto o primeiro livro. Assim como em Sociedade do Anel, Tolkien vai nos apresentando ao universo da Terra Média em doses homeopáticas. A preocupação do autor em detalhar as paisagens nas quais a história se desenrola dá ao leitor um sentido de localização ainda mais preciso do que os mapas contidos na contracapa do livro.
Mapa da Terra Média
Quanto aos personagens, novamente fica claro a importância dos hobbits na trama. Incorruptos, eles representam a força de caráter e a simplicidade que faltam às outras raças. Com destaque para Frodo e Sam, que compartilham a mais difícil das missões, eles são os pequenos grandes heróis da trilogia até aqui. O elfo Legolas e o anão Gimli ganham mais participação neste segundo livro, enquanto que Aragorn vai demonstrando cada vez mais o espírito e a altivez de um grande Rei. A reaparição de Gandalf, ainda mais poderoso, reequilibra o jogo e o torna peça-chave na luta contra as forças de Sauron.
Para quem assistiu aos filmes de Peter Jackson e ainda não leu o livro, vai encontrar algumas diferenças e detalhes em relação ao que foi para as telas, com destaque para a batalha do Abismo de Helm, a tomada de Isengard e o encontro de Frodo e Sam com Faramir. Apesar da excelente qualidade dos filmes, a leitura do livro oferece uma profundidade muito maior na caracterização dos personagens e permite ao leitor uma compreensão mais ampla do complexo universo criado por Tolkien.
A edição em capa dura da HarperCollins está disponível na Amazon. Com detalhes em dourado na capa, o livro contém notas sobre as ilustrações e inscrições em tengwar e em runas.
Clique aqui para acessar a loja e comprar esta linda edição. Também disponível para Kindle.
Leia a resenha do primeiro livro: https://www.redumbrella.com.br/noticia/o-senhor-dos-aneis-a-sociedade-do-anel
Notas sobre o autor: Conhecido internacionalmente como J.R.R. Tolkien, John Ronald Reuel Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico. Nascido no Estado Livre de Orange (atual África do Sul), passou a viver na Inglaterra a partir dos 3 anos de idade. Desde pequeno ele era fascinado por línguas e costumava inventar seus próprios idiomas. Doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e de Dublin, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e recebeu o título de doutor honorário em Letras pela Universidade de Oxford. Tolkien é considerado o "mestre da literatura fantástica". Suas obras, como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações de escritores e leitores no mundo todo.
Comments