Os números não mentem, mas podem iludir
Resultado da compilação de vários artigos publicados pelo autor para a IEEE Spectrum, revista do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, além alguns outros escritos para o livro, Os Números não Mentem é recheado de dados, cálculos estatísticos e informações muito interessantes sobre diversos temas que dizem respeito ao nosso passado, ao nosso cotidiano e ao nosso futuro.
Desde pessoas e países, passando por máquinas, combustíveis e transporte, até alimentos e meio ambiente, seus 71 capítulos tratam de assuntos variados como mortalidade infantil, altura, consumo de leite, inovação, vacinas, desemprego, felicidade, megacidades, motores elétricos e desperdício de comida, só para citar alguns.
Mas além de dados que vão surpreender muitos leitores e desestigmatizar alguns conceitos amplamente aceitos pela maioria das pessoas, o livro mostra que mesmo os números podem transmitir perspectivas diferentes dependendo do olhar. Até mesmo números bastante confiáveis devem ser vistos em contextos mais amplos, e isso diz respeito a muitos assuntos considerados críticos, como saúde, mudanças climáticas, produção agrícola e consumo de energia.
Dúvida, cautela e questionamento incessante são essenciais para a busca das melhores informações disponíveis para a tomada de decisões. Os números podem não mentir, mas podem nos enganar. Enxergá-los de maneira abrangente nos ajuda a compreender melhor os fatos e, por tabela, refinar nossas conclusões. E quando estamos falando do nosso bem estar ou mesmo do futuro da humanidade, nunca é demais exercer um senso crítico apurado.
Editora: Intrínseca; 1ª edição (2021). Capa Comum. 400 páginas.
Notas sobre o autor: Vaclav Smil nasceu na antiga Tchecoslováquia e é professor emérito na Universidade de Manitoba e membro da Royal Society no Canadá. Seus mais de quarenta livros abordam desde renovação energética até produção de alimentos, passando por inovações tecnológicas, avaliações de risco e políticas públicas.
Comments