top of page
Foto do escritorDalmo Moreira Junior

Red Umbrella - 1 ano

Atualizado: 16 de mar. de 2022

Estamos comemorando nosso primeiro aniversário, e eu estou muito feliz em olhar para trás e perceber que coloquei de pé algo que vai além do meu próprio reflexo, algo que vem ganhando vida própria à medida que cresce e evolui. Isso, por si só, já seria motivo de enorme satisfação, mas não estou sozinho. É preciso agradecer a todos aqueles que apoiaram e colaboraram com essa iniciativa até aqui: Renata Castro, Diana Finkler, Edelweis Ritt, Rafael Assumpção, Gustavo Porto de Mello e Matheus Forny - nossos coautores talentosos que dedicaram parte preciosa do seu tempo para produzir excelentes conteúdos para o Red.


Há algum tempo eu acalentava desenvolver um projeto que conseguisse abarcar múltiplos conteúdos para públicos diversos. Algo que fosse além de um simples hobby ou mesmo um plano de negócio. O Red Umbrella acabou se tornando esse projeto, um ato de fé na essência humana de criar arte, literatura, conhecimento e criatividade. Sem academicismo, sem erudição e sem ideologia. Feito por pessoas comuns para pessoas comuns, mas com muita paixão e cuidado no que é produzido e entregue para todos aqueles que nos acompanham.


No mundo de hoje estamos perdendo contato com o divino, com o belo, com a cultura no sentido de admiração e celebração. Estamos nos automatizando e refreando nosso senso crítico para dar espaço a qualquer forma de entretenimento que nos distraia do excesso de ruído informacional que pulula em nossas cabeças todos os dias. Estamos terceirizando nossa capacidade de questionar para nos eximirmos de dar ouvidos a nossa intuição e procurarmos respostas, ou mesmo formularmos novas perguntas, a problemas e descobertas do nosso tempo. Estamos matando nosso espírito criativo e deixando de acreditar que podemos fazer diferença.


Para refrear todo esse movimento, que é característico dessa época pós-moderna que vivemos, precisamos resgatar nosso interesse na produção e compreensão de obras literárias, pinturas e outras expressões artísticas que celebrem a capacidade criativa humana. Precisamos estimular a curiosidade, disseminando conhecimento e inovação para todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento do indivíduo. Precisamos reaprender a contemplar o que de melhor nossa cultura nos oferece para, com isso, desenvolver cada vez mais nosso senso crítico e não cair nas armadilhas dos modismos e distrações virtuais.


O Red Umbrella nasceu com esse intento, com essa verve. Já colocamos no ar mais de 160 publicações, entre resenhas de livros, artigos, contos, newsletters e curiosidades do mundo literário. Nossas resenhas vão desde livros clássicos de ficção, passando por filmes e HQs, até livros sobre filosofia, comportamento e economia. Os artigos que publicamos até agora versam tanto sobre exploração espacial quanto sobre química de vanguarda. Dois de nossos coautores, que são extraordinários escritores, nos brindaram com contos que prendem a atenção de qualquer leitor. Nossas newsletters contém dados interessantíssimos sobre o mercado literário, e as Red Lists estão recheadas de curiosidades para todos os amantes de livros. Estas últimas, inclusive, são criações da minha querida, e parceira de vida, Renata Castro. Ela também é responsável pelas obras de arte em aquarela que compartilhamos no nosso site.


Estamos nas principais redes sociais com duas páginas no Facebook, duas contas no Instagram e um perfil no Twitter, e esse ano estreamos nosso canal no YouTube com o programa Umbrella Talks (você pode acessar todas as nossas páginas através de beacons.ai/redumbrella). Mas queremos muito mais! Vamos continuar buscando novos conteúdos e novas formas de comunicação para cumprirmos nossa missão. Queremos aprender com o feedback de vocês e melhorar sempre.


Continue nos acompanhando para ficar por dentro das nossas novidades, e não deixe de curtir nossos publicações. Redumbrelle-se!


Dalmo Moreira Junior









27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page