Nesta edição vamos falar um pouco mais da última Bienal do Livro, listando os livros mais vendidos nas principais editoras.
Duas resenhas são destaques: Três Anjos, o novo thriller da escritora Edelweis Ritt e o O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason, considerada uma das maiores e mais inspiradoras obras sobre planejamento financeiro já escritas.
Temos ainda o primeiro artigo da nossa escritora convidada, Marcia Ferraresi de Araújo, sobre a Amazônia Azul.
E não poderíamos deixar de mencionar o lançamento de mais uma resenha em vídeo no nosso canal no Youtube: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
Boa leitura! Esperamos seus comentários.
OS LIVROS MAIS VENDIDOS NA BIENAL
Na última edição da nossa newsletter, destacamos o número impressionante de livros vendidos na Bienal do Livro deste ano: 5,5 milhões. Romances, livros para jovens adultos e biografias estão entre as categorias mais vendidas. Mas quais foram as preferências do público? Listamos abaixo os 3 títulos mais vendidos das principais editoras:
Companhia das Letras
Dona do maior estande da Bienal, a Companhia das Letras possui 21 selos dedicados aos mais variados segmentos. São mais de 8.500 títulos ativos em seu catálogo, e em média são lançados 400 títulos ao ano. Essa vasta gama de selos independentes permite à editora uma expressiva presença no mercado editorial brasileiro, além da capacidade de atender as necessidades de promoção e comunicação de cada nicho de maneira focada para manter um relacionamento próximo com seus autores e parceiros.
Livros mais vendidos, gênero ou categoria e selo:
O mar me levou a você, Pedro Rhuas - Romance / Seguinte
Eu nasci para isso, Alice Oseman - Romance / Seguinte
Vermelho e Branco e sangue azul, Casey Mcquiston - Romance / Seguinte
Record
Um dos maiores conglomerados editoriais da América Latina e com o maior catálogo no segmento dos não-didáticos, o Grupo Editorial Record tem atualmente cerca de seis mil títulos e lança aproximadamente 30 livros por mês. Além da editora Record, fundada em 1942 por Alfredo Machado e Décio Abreu como uma distribuidora de quadrinhos e outros serviços de imprensa, integram o grupo os selos Galera e Galerinha, a editora Bertrand Brasil e o selo Difel; as editoras José Olympio, Civilização Brasileira, Paz e Terra, Verus, BestSeller (e o selo Best Business), as Edições BestBolso, Rosa dos Tempos, Nova Era e Viva Livros.
Livros mais vendidos, gênero ou categoria e selo:
A biblioteca da meia noite, de Matt Haig - Romance / Bertrand Brasil
É assim que acaba, de Coleen Hoover - Romance / Galera
É assim que começa, de Colleen Hoover - Romance / Galera
Sextante
Fundada em 1998, a Sextante tem como objetivo a publicação de livros que proporcionem o crescimento humano, com obras infanto-juvenis, de ficção e não ficção, autoajuda e negócios e de referência, assim como alguns títulos de arte. Entre os seus autores estão Adam Grant, Ana Claudia Quintana Arantes, Augusto Cury, Bráulio Bessa, Brené Brown, Eckhart Tolle, Greg McKeown, Haemin Sunim, Simon Sinek e T. Harv Eker.
Livros mais vendidos, gênero ou categoria:
Taylor Swift - biografia ilustrada, de Wendy Loggia - Biografia
As coisas que você só vê quando desacelera, de Haemin Sunim - Autoajuda / Zen-Budismo
Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker - Autoajuda / Finanças Pessoais
Intrínseca
Fundada em 2003 pelo empresário e economista Jorge Oakim, a editora Intrínseca publica atualmente cerca de 100 títulos por ano. Em 2007, lançou um de seus primeiros e maiores sucessos: A menina que roubava livros, de Markus Zusak. Desde então, firmou-se como uma das mais importantes editoras do Brasil, com um catálogo de autores consagrados e uma presença consolidada nas listas de best-sellers.
Livros mais vendidos, gênero ou categoria:
Melhor do que nos filmes, de Lynn Painter - Romance
A mandíbula de Caim, de Edward Powys Mathers (Torquemada) - Suspense
Tudo o que eu sei sobre o amor, de Dolly Alderton - Humor
Rocco
A Editora Rocco foi fundada em 1975 por Paulo Roberto Rocco, editor de Chico Anysio na época. Em 1988 lançou seu primeiro best-seller, O Alquimista, de Paulo Coelho. Em 1998 comprou os direitos do primeiro livro da até então desconhecida autora inglesa J.K. Rowling: Harry Potter e a Pedra Filosofal. A série acabou vendendo, até maio de 2015, 450 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o maior best-seller da história, sendo traduzida para 73 idiomas. A editora também publica os livros das séries Jogos Vorazes, Divergente e Eragon.
Livros mais vendidos, gênero ou categoria:
Amêndoas, de Won-pyung Sohn - Drama
Cantiga dos pássaros e serpentes, de Suzanne Collins - Ação / Aventura
Quebrando o gelo, de Hannah Grace - Romance
Algum livro que você já tenha lido? Conte para a gente nos comentários.
TRÊS ANJOS
Lançado na última Bienal, conforme matéria publicada na nossa última newsletter, Três Anjos é o segundo thriller da escritora, e co-autora do Red Umbrella, Edelweis Ritt.
A trama se passa em Ouro Preto, Minas Gerais, e envolve arte sacra, assassinatos e dramas pessoais. A protagonista Ana, apresentada no primeiro livro, Ausentes, é agora uma perita criminal extremamente focada no seu trabalho. Extrapolando seus limites, ela passa de perita a investigadora de dois crimes misteriosos, mas interligados.
Você pode conferir a resenha aqui.
O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA
O Homem Mais Rico da Babilônia, escrito por George S. Clason e publicado em 1926, é uma obra atemporal que oferece valiosos ensinamentos sobre educação financeira e gestão do dinheiro. Embora tenha sido escrito há quase um século e contenha apenas 149 páginas (edição Harper Collins, 2022), os ensinamentos contidos no livro permanecem extremamente relevantes e são amplamente recomendados por especialistas em finanças pessoais em todo o mundo, uma vez que princípios financeiros fundamentais, como economizar, investir sabiamente, proteger seu patrimônio contra perdas, evitar dívidas excessivas e aumentar a capacidade de ganhos, são universais e continuam tão atuais quanto sempre foram.
Confira a resenha clicando na imagem abaixo e responda nossa enquete ao final.
A AMAZÔNIA AZUL
Amazônia Azul: o mar brasileiro. Artigo de estreia da nossa escritora convidada, Marcia Ferraresi de Araujo. Ciente da importância desta vasta riqueza para o futuro do nosso país, Marcia sugere algumas medidas para possibilitar o incremento do interesse, do conhecimento e da tecnologia marinha em nossa sociedade. Confira e deixe sua opinião.
Engenheira e empreendedora, Marcia desenvolveu uma plataforma digital que promete auxiliar os usuários no controle e prevenção de complicações crônicas desencadeadas pelo diabetes mellitus – doença na qual o organismo não metaboliza de forma eficiente as moléculas de açúcar (glicose) no sangue. Você pode conferir a matéria sobre esse tema na nossa comunidade.
RESENHA EM VÍDEO: O RETRATO DE DORIAN GRAY
Confira abaixo a resenha de um dos mais famosos clássicos da literatura inglesa no nosso canal no YouTube.
Você também pode ler a resenha na íntegra aqui.
ÚLTIMAS DO RED
O ativismo judicial está em pleno curso no nosso país. A mais recente investida é a ADPF 442, que trata da descriminalização do aborto. Se você é a favor da vida, mobilize-se para evitar que isso aconteça. Não será pela nossa omissão que essa agenda passará incólume.
"O aborto é, de fato, um holocausto silencioso."
G. K. Chesterton
Comments