O Red Umbrella faz 2 anos. Uma ideia posta em prática durante a pandemia que acabou virando um vício prazeroso de escrita e criatividade. Foram 220 publicações até hoje, entre resenhas de livros, filmes e documentários, além de artigos, contos, newsletters e informações interessantes sobre o mundo literário. Resenhamos cerca de 140 livros dos mais variados temas e gêneros, distribuídos por categorias que vão da filosofia a ficção científica, passando por suspense, geopolítica, economia e história, só para citar algumas. Dentre esses livros, você vai encontrar vários clássicos da literatura, mas também algumas novidades.
Na sessão de artigos, produzimos textos interessantíssimos sobre temas ligados a ciência, inovação, empreendedorismo, cultura e política. Os contos, todos de autoria de nossos colaboradores, valem a leitura.
Nossa newsletter semanal, a Red News, resume as novidades do blog e também do mercado literário (pretendemos retomá-la em breve), enquanto que as Red Lists, com dados e curiosidades sobre livros e livrarias, são uma fonte de informação interessantíssima para os amantes da leitura.
E não ficamos só no blog. Nas redes sociais já temos mais de 6 mil seguidores no Facebook e pouco mais de 2 mil no Instagram. Estamos também no Twitter, Gettr, Whatsapp e Telegram. Temos um canal no Youtube onde gravamos o piloto de um programa chamado Umbrella Talks, com 3 vídeos bem bacanas sobre assuntos diversos: falamos sobre o livro 1984 de George Orwell, destrinchamos os segredos dos Thrillers e explicamos com detalhes a Missão DART da Nasa.
Contei com a colaboração de estimados amigos e parentes nesse processo, como a Diana Finkler, a Edelweis Ritt, o Gustavo Porto de Mello, o Rafael Assumpção, o Christophe Montenegro e o Matheus Moreira, além, é claro, da minha parceira de vida, a Renata Castro. Diana, uma empreendedora de mão cheia e amiga de longa data, é responsável por brilhantes artigos sobre sua área de atuação, a química. Edelweis, uma nerd do mundo da tecnologia, também é uma belíssima escritora e responsável por dois contos no Red, além de resenhas e artigos bem interessantes. Gustavo, um astrofísico aficionado pela exploração espacial, contribuiu com um artigo imperdível sobre a colonização de Marte, além de nos brindar com seu conhecimento sobre a Missão DART da NASA. Rafael, um fotógrafo talentoso e amante da literatura, escreveu algumas resenhas para o Red e participou comigo da discussão do livro 1984 no primeiro Umbrella Talks. Christophe, meu querido irmão, publicou um artigo sobre o marketing pós covid que vale a leitura. Matheus, meu filho mais velho, cientista da computação e escritor de mais de 5 livros já publicados, nos brindou com seu talento escrevendo um conto exclusivo para o Red. Renata, minha eterna companheira, além de me ajudar com ideias e a administração do site, produziu todas as Red News e Red Lists, além de escrever várias resenhas e artigos, com destaque para uma série sobre inovação.
Como você pode ver o time é pesado, tanto em experiência quanto em talento. E eu? Bem, para quem ainda não sabe quem eu sou, meu nome é Dalmo. Sou o segundo filho de 5 da Dona Katia e do Seu Dalmo (sim, eu sou Junior). Tenho 3 filhos, 6 sobrinhos e 2 enteados - um time completo. Sou economista de formação e curioso por natureza (curioso quase todo mundo é, mas o meu diferencial é que eu me interesso por praticamente tudo). Adoro ler sobre temas diversos, mas tenho uma leve predileção sobre filosofia e comportamento humano. Cultivo o hábito de me aprimorar continuamente, mas hoje em dia desenvolver uma vida intelectual plena é o que mais me motiva. Não pretendo e nem quero ser um erudito ou especialista em nada, mas gosto de expor minhas ideias e disseminar cultura e conhecimento de qualidade para quem gosta e valoriza.
Num mundo cada vez menos interessado em literatura e cultura de verdade, o Red Umbrella é uma das muitas ilhas que existem por aí que tentam preservar e estimular a leitura de bons livros, além de produzir conhecimento e informação sem viés ideológico. O título desse artigo de aniversário é uma demonstração de fé e entusiasmo não apenas pelo projeto, mas também pelo nosso futuro.
Espero que você continue crescendo com a gente.
Komentáre