top of page
  • edelweis

Stealing the Mystic Lamb: The True Story of the World's Most Coveted Masterpiece

Atualizado: 17 de abr.



Para quem ama arte e se interessa pela trajetória da vida de uma obra antiga e pelas dificuldades que a humanidade enfrenta na tarefa de assegurar a segurança de grandes obras, recomendo este livro.

Trata-se da história de uma obra genial composta por 12 painéis, oito dos quais são venezianas fechadas chamadas de "O retábulo de Gante" ou "Ghent Alterpiece", pintada por Jan van Eyck entre 1430 e 1432. O livro introduz a vida de Jan van Eyck, a ideia de que muitos o consideram o pai da pintura a óleo. No livro aprendemos que não é verdade, e que a obra é uma das precursoras do renascimento nórdico. Apesar de haver polêmica sobre quem inventou a pintura a óleo, sabe-se que Van Eyck foi um dos primeiros artistas a utilizar este tipo de material em uma obra desta envergadura.

As cenas foram pintadas com um nível de detalhe extremo, nos quais pinceis finíssimos feitos com alguns poucos pelos de esquilo foram utilizados (mais detalhes podem ser lidos no site da "The National Gallery" aqui).

Esta obra é considerada um dos maiores tesouros da história da arte e foi encomendada pelo prefeito de Ghent, na Bélgica, à época.

Ficou curioso e não conhece a obra? Na webpage da cidade há muitas informações e fotos: Visit Gent

O livro se foca nas várias dificuldades pelas quais esta obra passou em seus mais de 500 anos de vida. Ela quase foi queimada, foi roubada por Napoleão, alguns painéis foram subtraídos, e durante a segunda guerra a obra ficou escondida em uma mina de sal que esteve prestes a ser explodida com dinamite.

O livro também aborda os mistérios que envolvem um suposto irmão de Van Eyck que seria também pintor e que teria falecido no inicio da obra. Parece não haver um consenso sobre quem pintou o painel inteiro.

Todas estas peripécias são descritas em detalhes, desde o roubo por Napoleão até o mistério sobre o painel dos "Juízes Justos", o que ficou desaparecido depois do pedido de resgate milionário em 1934. O livro conta a investigação do caso e as dúvidas que persistem até hoje sobre este desaparecimento. A história da obra no período da segunda guerra mundial também é contada com detalhes, incluindo o seu resgate.

O autor do livro é Noah Charney, especialista em história da arte.










Posts recentes

Ver tudo
bottom of page