top of page

Bienal do Livro 2021- Impressões - Parte 2

Atualizado: 22 de dez. de 2021

Tendências do Mercado Editorial



A XX Bienal do Livro do Rio encerrou no último dia 12/12 com uma edição bastante diferente para aqueles que estão acostumados a frequentar o festival.


Como comentamos na primeira parte sobre nossas impressões sobre esta edição, não podemos deixar de notar que as editoras que marcaram presença fizeram o seu trabalho para tornar a experiência do leitor que prestigiou o evento a melhor possível.


Apesar de stands mais modestos, havia grande variedade de catálogo, boas ofertas e muitos brindes. Especialmente sobre os livros, notamos algumas tendências interessantes no formato e apresentação.


1 - Capas e apresentações luxuosas: vimos (e compramos) muitos livros com capa dura, design sofisticado e ilustrações maravilhosas tanto na capa quando no corpo dos livros. Não apenas em histórias novas (nas quais a literatura fantástica reina majestosa - mais sobre isso aqui, mas também em reedições da clássicos universais da literatura mundial. Dê uma olhada nesta impressão belíssima de O Velho e o Mar.




2 - Edições multimídia: bastante comum em livros de RPG, essa tendência nos apareceu mais incipiente mas acreditamos que será cada vez mais comum comprarmos livros com integração para outras plataformas com o uso de QRCode, como no vídeo abaixo de Crime e Castigo (outro clássico redesenhado para atrair novos públicos).


3 - Releitura dos clássicos: como já deu para notar, as editoras também estão interessadas em conquistar novos leitores para antigos clássicos da literatura mundial. Além de versões luxuosas e interativas, há um esforço também em tornar esses títulos mais acessíveis. Encontramos na Bienal centenas de títulos a partir de R$ 10,00 e boxes por R$ 35,00. Um ótimo lugar para começar para quem tem um orçamento mais apertado.



4 - Box e edições para colecionador: assim como as capas luxuosas, os boxes com designs primorosos estavam por todos os lados da Bienal com muitas ofertas atrativas para os leitores que gostam de usar seus livros como decoração (e matar de inveja os seguidores do Instagram, hahaha). Além disso, boxes são uma ótima forma de comprar toda uma coleção por um preço muito melhor do que os livros individualmente e, por esses motivos, acreditamos que essa é uma tendência que veio para ficar.



Muitos desses box colecionáveis são de títulos de literatura fantástica da qual falamos no ultimo artigo da série sobre as nossas impressões sobre a Bienal 2021.

 

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page