Wonka resgata a magia do cinema clássico e traz uma nova perspectiva para um dos personagens mais icônicos da literatura infantil
O filme Wonka, dirigido por Paul King, lançado em dezembro de 2023, é uma prequela do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl. A história se concentra na juventude de Willy Wonka, um jovem inventor, aventureiro e amante de chocolates, que sonha em abrir sua própria loja e encantar as pessoas com suas fórmulas e receitas ousadas e criativas. Contudo, dificuldades inesperadas surgem no seu caminho, e entre se ver preso a detestáveis patrões e ter que contornar o temido Cartel do Chocolate, seu sonho acaba se tornando mais distante do que nunca.
A história é ambientada na Londres de meados do século XX, com belíssimos cenários e locações. A direção de arte impecável consegue criar uma atmosfera de magia e fantasia inocente raramente produzida por Hollywood em tempos recentes. O mundo de Wonka é um lugar mágico e colorido, cheio de surpresas e encantos, mas é, ao mesmo tempo, deslumbrante e inquietante. Ao inventar misturas mirabolantes para seus chocolates, ele demonstra que a imaginação é uma força poderosa que pode nos levar a lugares incríveis e que nunca deve ser subestimada.
O filme apresenta muitos pontos positivos. A atuação de Timothée Chalamet, que consegue capturar a inocência e a ambição do personagem de forma muito convincente, é um deles. Chalamet interpreta um Wonka mais jovem e criativo, mas também mais ingênuo e inseguro, sinais típicos da sua imaturidade e do duro golpe de perder sua mãe tão jovem.
Outro ponto positivo são os vilões: como num bom conto de fadas, eles são malévolos e ao mesmo tempo caricatos, assustando e divertindo com suas extravagâncias e falta de limites. A premiada atriz britânica Olivia Coleman como a Sra. Scrubbit e Paterson Joseph como Arthur Slugworth estão brilhantes em seus papeis vilanescos. Podemos destacar ainda o impagável Rowan Atkinson (Mr. Bean) no papel do corrupto Padre Julius. E mesmo não sendo um vilão, não poderíamos deixar de mencionar Hugh Grant no papel do Oompa-Loompa Lofty, que está divertidíssimo.
A trilha sonora também agrada, apresentando algumas músicas familiares como “Pure Imagination” e o hino dos Oompa-Loompas, mas também temos muitas músicas originais criadas especificamente para o filme. Desde a balada de abertura que apresenta o ambicioso desejo de Wonka de fazer seu negócio decolar, “A Hatful of Dreams”, até o discurso musical de vendas “You’ve Never Had Chocolate Like This”, há várias ótimas músicas em Wonka.
O filme reforça, ainda, algumas mensagens positivas (coisa rara hoje em dia), como a importância de compartilhar o bem e de buscarmos os nossos sonhos apesar dos obstáculos que encontramos pela frente.
Resgate da Magia do Cinema Clássico
Em um mundo cada vez mais complexo e polarizado, o resgate de roteiros simples, mas cheios de significados tradicionais e universais, é um movimento positivo e uma tendência que vem se tornando cada vez mais popular no cinema. Wonka se encaixa perfeitamente nessa tendência. É um filme que oferece um entretenimento leve e engraçado, mas também traz mensagens que podem ser relevantes para espectadores de todas as idades.
Para as pessoas comuns que não estão interessadas em pautas ou agendas conflituosas, um filme como Wonka é uma ótima opção, pois é divertido e emocionante, podendo ser compartilhado com os filhos e a família. Um conto de fadas com todos os ingredientes clássicos que fizeram e continuam fazendo sucesso por gerações.
Assista ao trailer oficial com legendas:
Comentários